The greening of the deep blue sea
: paradigm shift in the capture fishing industry through a disruptive circular design recycling model incorporating additive manufacturing

• Ferdinand Gerd Alexander Heck (Aluno)

A questão omnipresente da poluição dos oceanos derivada do plástico exige desesperadamente uma ação imediata. A indústria global da pesca é uma componente crucial do abastecimento alimentar, mas perversamente também contribui significativamente para a poluição marinha dos oceanos do mundo. As redes de pesca de captura impõem elevados riscos de microplásticos de redes em decomposição e ameaçam as espécies marinhas. Os atuais métodos de reciclagem especializados para as redes não se encontram suficientemente dimensionados para alcançar todos os pescadores. A presente investigação visa validar a viabilidade de transformar, de forma sustentável, a indústria da pesca de captura através de práticas de gestão pivotal, tais como a concepção circular e inovações de modelos de negócio. Por esta razão, foi concebido um modelo de subscrição de desenho circular de circuito fechado para redes de pesca de captura recicladas, com a utilização de fabrico de distribuição e aditivos, uma vez que até agora não houve uma abordagem semelhante a esta. A análise revela a necessidade de avaliar cuidadosamente e planear com precisão a transformação da indústria através de múltiplos intervenientes para assegurar uma transição bem sucedida de um modelo comercial linear para um circular.
Data do prémio1 fev. 2022
SupervisorPeter Rajsingh (Supervisor)

• Economia circular
  • Indústria de captura de pesca