The growth strategies of independent luxury companies

• Hendrik Maximilian Thelen (Aluno)

Hoje em dia, a indústria do luxo pode ser vista principalmente como sendo feita de poucos intervenientes, sendo também referida como conglomerados. Quando as empresas crescem no mercado do luxo, normalmente pertencem ou são adquiridas por grandes conglomerados como a LVMH, Kering ou Richemont. No entanto, não sabemos como as empresas de luxo independentes podem crescer neste ambiente competitivo. Para preencher esta lacuna, esta tese responde à seguinte questão de investigação: como é que as empresas de luxo independentes crescem? Realizei um estudo de caso comparativo em três marcas. Os resultados mostram que as empresas independentes seguem diferentes estratégias de crescimento dentro do mercado,resultantes do facto de as empresas utilizarem efeitos que são únicos à sua identidade como empresa independente, tais como finalidade, agilidade e autenticidade. Além disso, a identidade da marca está profundamente enraizada na estrutura da empresa, e as pessoas de fora, como os accionistas, não precisam de ser satisfeitas em primeiro lugar.
Data do prémio26 jan. 2022
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)