The impact of a media backlash and the moderating role of sustainable development goal #17 on the relationship between well-established brands and consumers’ valuations

  • Joana Aurélio de Oliveira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Entre muitos danos irreversíveis, o sourcing e a produção de alimentos são os principais contribuintes para a indignação da pegada ecológica e têm sido tema pelos movimentos ambientais modernos. Com isto, as organizações foram encorajadas a agir e adaptar uma estratégia que proteja as necessidades da sociedade e das empresas, por meio de iniciativas voltadas para o propósito corporativo. Apesar de algumas marcas serem construídas sobre sustentabilidade, como a Starbucks, outras adotam o propósito num estágio de maturidade tardio, como a Nestlé. Esta última tem estado sob escrutínio de backlash dos media, devido a alegados casos de má conduta, dececionando os seus consumidores e afetando as suas avaliações perante a marca. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), particularmente o ODS #17, oferecem uma oportunidade para as marcas atuarem juntas por um futuro melhor. Assim, um estudo foi conduzido para analisar o impacto do backlash dos media sobre marcas bem estabelecidas (mainstream vs. sustentáveis) nas avaliações dos consumidores e o desempenho da informação sobre ODS #17 - Parceria para os Objetivos como moderador da relação. Os resultados mostram que o backlash dos media tem impacto significativo nas avaliações. No entanto, o ODS #17 como ferramenta informativa de garantia de práticas sociais e ambientais ainda não é suficiente para mitigar totalmente esses efeitos negativos – pode, sim, ser uma ferramenta poderosa para informar e orientar as marcas por meio de ações com propósito. No entanto, as marcas e organizações ainda precisam de comunicar melhor acerca do seu contributo para causas sociais e ambientais.
Data do prémio30 jun. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorVera Herédia Colaço (Supervisor)

Keywords

  • Marca enraizada na sustentabilidade
  • Backlash dos media
  • Objetivos de desenvolvimento sustentável
  • Responsabilidade social corporativa
  • Avaliação da marca pelo consumidor
  • Marca mainstream

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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