Entre muitos danos irreversíveis, o sourcing e a produção de alimentos são os principais contribuintes para a indignação da pegada ecológica e têm sido tema pelos movimentos ambientais modernos. Com isto, as organizações foram encorajadas a agir e adaptar uma estratégia que proteja as necessidades da sociedade e das empresas, por meio de iniciativas voltadas para o propósito corporativo. Apesar de algumas marcas serem construídas sobre sustentabilidade, como a Starbucks, outras adotam o propósito num estágio de maturidade tardio, como a Nestlé. Esta última tem estado sob escrutínio de backlash dos media, devido a alegados casos de má conduta, dececionando os seus consumidores e afetando as suas avaliações perante a marca. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), particularmente o ODS #17, oferecem uma oportunidade para as marcas atuarem juntas por um futuro melhor. Assim, um estudo foi conduzido para analisar o impacto do backlash dos media sobre marcas bem estabelecidas (mainstream vs. sustentáveis) nas avaliações dos consumidores e o desempenho da informação sobre ODS #17 - Parceria para os Objetivos como moderador da relação. Os resultados mostram que o backlash dos media tem impacto significativo nas avaliações. No entanto, o ODS #17 como ferramenta informativa de garantia de práticas sociais e ambientais ainda não é suficiente para mitigar totalmente esses efeitos negativos – pode, sim, ser uma ferramenta poderosa para informar e orientar as marcas por meio de ações com propósito. No entanto, as marcas e organizações ainda precisam de comunicar melhor acerca do seu contributo para causas sociais e ambientais.
Data do prémio | 30 jun. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Vera Herédia Colaço (Supervisor) |
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- Marca enraizada na sustentabilidade
- Backlash dos media
- Objetivos de desenvolvimento sustentável
- Responsabilidade social corporativa
- Avaliação da marca pelo consumidor
- Marca mainstream
The impact of a media backlash and the moderating role of sustainable development goal #17 on the relationship between well-established brands and consumers’ valuations
Oliveira, J. A. D. (Aluno). 30 jun. 2021
Tese do aluno