The impact of analytical and intuitive appeals on the persuasiveness of e-commerce recommendations and the moderating roles of product type, involvement, and thinking styles

• Francisco Miguel Fonseca Santos (Aluno)

Os avanços tecnológicos mudaram muitos aspetos das nossas vidas, sendo um deles o nosso comportamento de compra, com cada vez mais consumidores a fazerem compras online. Esta mudança trouxe novos desafios para os retalhistas, principalmente na forma de prestar apoio ao cliente sem poderem interagir diretamente com ele. Para tentar mitigar este problema, muitas organizações implementaram chatbots que não só conseguem responder a qualquer dúvida que o consumidor possa ter, como também permitem o envio de recomendações personalizadas. Esta dissertação pretende estudar como diferentes tipos de apelos incorporados na mensagem de recomendação, descrevendo as características do produto de forma intuitiva ou analítica, afetam o poder persuasivo da recomendação. Além disso, procuro analisar o papel moderador que o tipo de produto, o nível de envolvimento e a tendência dos consumidores em processar informação de forma mais intuitiva ou analítica, podem representar nesse efeito. Os resultados do estudo não suportam a hipótese de que o tipo de apelo afeta o poder persuasivo da mensagem, nem que o tipo de produto ou nível de envolvimento moderam esta relação. No entanto, os resultados mostraram um efeito parcial em combinar o tipo de apelo com o estilo de pensamento do participante, o que significa que a mensagem com apelos intuitivos foi mais persuasiva para indivíduos que mostraram ter uma tendência em processar informação de uma forma mais intuitiva. O design e implementação dos chatbots deverá ter estes resultados em consideração, embora seja necessário que futuros estudos procurem esclarecer a existência destas conclusões num cenário prático.
Data do prémio2 fev 2022
SupervisorCristina Soares Pacheco Mendonça (Supervisor)

• Chatbot
  • Recomendação