The impact of artificial intelligence-powered primary value chain activities on the business model

  • Sebastian Pieslinger (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os recentes saltos no desenvolvimento da inteligência artificial geraram investimentos consideráveis na tecnologia e criaram grandes expectativas quanto ao seu impacto potencialmente disruptivo nas empresas. No entanto, não existe consenso sobre a forma como a inteligência artificial pode afectar os modelos de negócio dos adoptantes e quais os factores que podem moderar essa relação. A literatura sobre o assunto é fragmentada e requer consolidação. Assim, esta tese realiza uma revisão sistemática da literatura académica existente sobre o impacto da inteligência artificial nos modelos de negócio, organizando as conclusões anteriores e apresentando um quadro holístico para a inteligência artificial e a mudança do modelo de negócio. A inteligência artificial está firmemente ligada e interligada com outras tecnologias digitais e deve ser considerada em conjunto. O impacto da inteligência artificial nos modelos de negócio é moderado pelo modo de adopção (desenvolvido interna ou externamente), pela presença ou entrada de uma nova empresa e pelo grau de digitalização da empresa e do ecossistema. A adopção da inteligência artificial não conduz necessariamente a uma inovação radical do modelo empresarial, mas, na maioria dos casos, resulta apenas numa mudança incremental do modelo empresarial. Os modelos empresariais baseados na inteligência artificial geram e proporcionam regularmente um valor acrescido, mas a captação de valor não depende directamente da inteligência artificial, mas de outros factores estratégicos. Esta tese propõe um quadro holístico para o impacto da inteligência artificial na mudança do modelo empresarial, a fim de orientar a investigação futura e os profissionais na gestão da inteligência artificial.
Data do prémio30 jun. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPhilip Meissner (Supervisor)

Keywords

  • Inteligência artificial
  • Aprendizagem automática
  • Modelo empresarial
  • Inovação do modelo empresarial

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'