The impact of claiming elements on consumer acceptance of entomological products
: the mediating role of consumer outcome perceptions

• Oriane Dara Maly Eymery (Aluno)

Projecta-se que a população mundial atinja 9,8 biliões até 2050. A procura por bens alimentares aumentará proporcionalmente e os desafios para atender estas necessidades já começaram a surgir. Mundialmente, dois biliões de pessoas obtêm a sua porção de proteína animal parcial ou totalmente através de insectos, uma fonte sustentável de proteína. No Ocidente a comida à base de insectos é frequentemente vista com aversão, afectando a aceitação pelo consumidor.É possível estimular o consumo de insectos através de elementos informativos em produtos entomológicos, nomeadamente através do estilo de comunicação (hedónico e/ou utilitário) e a provisão de um contexto alimentar. Será que a percepção de produto do consumidor explica a relação entre elementos informativos escolhidos e aceitação do consumidor?Este estudo destinou-se a investigar esta mediação. Foram recolhidas percepções através de entrevistas semi-estruturadas e um grupo de foco. Seguiu-se a construção de um questionário transversal composto por oito premissas de controlo para testar as hipóteses formuladas.Os resultados sugeriram que as percepções de produto do consumidor mediaram em maioria a relação entre elementos informativos e aceitação do consumidor. O tratamento experimental mais eficaz foi o que continha ambos os estilos de comunicação, com a provisão de um contexto alimentar. É recomendado às empresas que tirem partido dos elementos informativos que maximizam a percepção de produto do consumidor para alcançar uma maior aceitação pelo mesmo.
Data do prémio18 out 2021
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor)

• Entomologia
  • Aceitação do consumidor