A era de globalização atravessamos, transcendeu para os seus mercados, conduzindo ao aumento da concorrência entre marcas globais. Actualmente, para uma marca se destacar, tem de desenvolver equidade, conduzindo à intenção de compra dos consumidores. Um dos métodos utilizados por marcas, consiste em utilizarem Países-de-Origem como elementos de non-marketing mix. Esta tese pretende descrever o impacto entre a imagem do País-de-Origem e do País-de-Origem da Marca na Equidade da Marca, nas suas dimensões, e nas suas Intenções de Compra. Assim, as percepções dos consumidores em relação às suas marcas de Smartphones no mercado Português foram examinadas. As principais conclusões reiteram que a Equidade das Marcas é constituída por quatro dimensões, Distinção da Marca, Percepção da Qualidade, Lealdade da Marca e Conhecimento da Marca, e que a imagem do País-de-Origem da Marca tem impacto positivo nestas dimensões, enquanto o País-de-Origem apenas tem na Distinção da Marca e na Lealdade da Marca. Também existe impacto directo do País-de-Origem da Marca na Equidade da Marca. Adicionalmente, o impacto das relações entre País-de-Origem e País-de-Origem da Marca em Intenções de Compra não existe. Quanto às implicações práticas deste estudo, os fabricantes de Smartphones devem reforçar as Dimensões da Equidade da Marca, através do fortalecimento da Equidade da Marca por vias de distinção e singularidade, enquanto aumentam também a conscientização positiva da marca, e fornecem produtos de qualidade e retêm clientes leais. Finalmente, é concluído que um meio eficiente para atingir estes objectivos, é através da construção de uma imagem de País-de-Origem da Marca favorável.
Data do prémio | 20 jul. 2017 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Pedro Morais Crispim (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The impact of country-of-origin and brand origin Image in brand equity and purchase intentions : a study on the Portuguese Smartphone Industry
Costa, F. F. M. D. F. (Aluno). 20 jul. 2017
Tese do aluno