The impact of COVID-19 on hedonic and utilitarian decision-making

• Kaj Annika Oestmann (Aluno)

Um vírus chinês conseguiu paralisar o mundo inteiro. Esta circunstância forçou as pessoas a adaptarem o seu estilo de vida. A COVID-19 trouxe mudanças em diferentes áreas da vida, incluindo o comportamento dos consumidores. Para muitos, a pandemia foi um alerta do que é importante e necessário na vida: segurança, confiança e saúde, em vez de gastos excessivos em produtos que se concentram em proporcionar apenas satisfação. A situação atual resulta em ainda mais emoções que estão envolvidas durante o processo de tomada de decisões, levando a que se torne cada vez mais complexo e mais difícil de preparar. Com a presença do vírus, as pessoas experimentam emoções que orientam cada vez mais a sua atenção de compra para produtos utilitários. Por outro lado, com a compra de artigos hedónicos, surge o risco de justificação para si próprio ou para os outros. Além disso, a recordação do vírus leva a uma satisfação menos esperada dos produtos hedónicos, provando que as emoções negativas resultantes do referido alerta ofuscam o resultado. A categorização de uma série de atributos e produtos utilitários e hedónicos provou ser influenciada pela manipulação, indicando grande relevância para a indústria. De uma perspetiva de marketing, é crucial compreender estas mudanças e preparar-se para elas em conformidade. As estratégias em relação ao marketing mix, um posicionamento claro dos produtos e uma compreensão do processo pelo qual um cliente passa antes, durante e após uma decisão de compra são significativas, especialmente em tempos imprevisíveis como estes.
Data do prémio27 jan. 2022
SupervisorJoão Niza Braga (Supervisor)

• COVID-19
  • Pandemia