Desde o surto da pandemia COVID-19 no mundo, a indústria do turismo tem sido uma das mais afetadas. Com limites impostos à mobilidade devido a medidas de prevenção do governo, e com a redução do interesse das pessoas em viajar, o turismo precisa de repensar as suas interações com as sociedades e entender como os turistas se estão a comportar. Este estudo visa explorar o impacto da pandemia COVID-19 no comportamento de compra do turista. Mais especificamente, procura perceber o precesso de decisão de escolha de destino de viagem no cenário pós-pandemia em comparação ao período anterior. Foi feita uma revisão da literatura sobre o comportamento do compra do turista, o processo de tomada de decisão e a consciência do risco de viagens. Em seguida, foi conduzido um estudo misto com base em dados recolhidos em entrevistas curtas e num questionário online para perceber quais as variáveis agora consideradas pelos turistas no processo de tomada de decisão de destino. A amostra final contou com 353 inquiridos selecionados de forma não probabilística. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise descritiva e a testes estatísticos (teste de Wilcoxon) através do SPSS. Os resultados demonstraram que a atual pandemia COVID-19 tem impacto no processo de decisão do turista em termos de motivações, frequência de viagens realizadas, meios de informação, fatores valorizados, antecedência com que as viagens são agendadas e tipos de destino procurados. Estas descobertas fornecem informação valiosa para o futuro da indústria do turismo e indicam a necessidade das empresas turísticas redesenharem as suas estratégias para uma recuperação efetiva.
Data do prémio | 14 jul. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Carla Martins (Supervisor) & Joana Machado (Co-Orientador) |
---|
- Covid-19
- Comportamento de compra do turista
- Processo de decisão de viagem
- Risco de viagem
The impact of Covid-19 on tourist’s consumer behaviour: how the pandemic affects the way how people choose their next travel destinations
Santos, A. F. D. R. D. (Aluno). 14 jul. 2022
Tese do aluno