The impact of data security breaches on earnings management

• Ana Beatriz Barbosa Macedo Babo (Aluno)

Atualmente, o crescente volume de informação presente online e o tempo gasto no digital aumentaram o risco de incidentes de segurança cibernética. Este fenómeno está a afetar tanto os investidores como as empresas, pelo que é relevante perceber como estão a mitigar este risco. Embora os mencionados eventos sejam geralmente causados por deficiências nos controlos internos, a verdade é que a gestão empresarial se tem preocupado em perceber como essas falhas de segurança afetam o desempenho de uma empresa. A manipulação de resultados financeiros pode representar uma motivação para camuflar resultados indesejáveis, perdas financeiras e divulgar uma imagem legítima dos resultados da empresa, para investidores e demais stakeholders. Assim, para testar se uma empresa afetada por violações de dados implementou políticas de manipulação de resultados, analisamos uma amostra de empresas norte-americanas cotadas. A ideia principal é perceber se as entidades que sofreram danos causados por um incidente de violação de dados aproveitam para manipular os resultados financeiros, pelo menos para recuperar os danos. Adicionalmente, quisemos verificar de que forma a atenção do investidor afeta o impacto de um acidente de violação de dados na manipulação de resultados. Os resultados deste estudo demonstram que a ocorrência de um acidente de violação de dados não influencia a manipulação de resultados e que a atenção do investidor não afeta o impacto de um acidente de violação de dados na manipulação de resultados.
Data do prémio20 out 2022
SupervisorEleonora Monaco (Supervisor) & Ricardo Ribeiro (Co-Orientador)

• Manipulação de resultados
  • iolação de segurança de dados