Num ambiente empresarial atualmente caracterizado pela crescente competitividade e globalização, as empresas esforçam-se por obter lucro utilizando os seus recursos da forma mais eficiente possível. Tendo em consideração as últimas transformações numa era definida pela interconexão, o Employer Branding (EB) tem se apresentado como um meio de diferenciar uma organização no mercado, bem como para atrair e reter colaboradores, ao invés de se perder trabalhadores qualificados para concorrentes. A pesquisa apresentada explora o efeito que o EB tem na retenção e satisfação da força de trabalho. Para tal, esta investigação foi realizada durante um estágio curricular realizado na empresa INOVA+, utilizando a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas a treze colaboradores da empresa de consultoria, recorrendo adicionalmente à análise da documentação existente, observação direta e participativa. Foi percetível que a existência de um conjunto de benefícios resulta em reações positivas de colaboradores quanto à sua lealdade, motivação, retenção e satisfação na empresa, dependendo de quão bem os benefícios implementados respondem às necessidades económicas, funcionais e psicológicas da força de trabalho.
| Data do prémio | 5 jul. 2023 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Camilo Valverde (Supervisor) |
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- Employer branding
- Satisfação dos colaboradores
- Retenção dos colaboradores
- Benefícios
- Talento
The impact of employer branding on the workforce’s retention and satisfaction: a case study at INOVA+
Freitas, J. P. M. T. D. (Aluno). 5 jul. 2023
Tese do aluno: Dissertação de mestrado