The impact of employer branding on the workforce’s retention and satisfaction
: a case study at INOVA+

  • Jéssica Patrícia Martins Teixeira de Freitas (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

Num ambiente empresarial atualmente caracterizado pela crescente competitividade e globalização, as empresas esforçam-se por obter lucro utilizando os seus recursos da forma mais eficiente possível. Tendo em consideração as últimas transformações numa era definida pela interconexão, o Employer Branding (EB) tem se apresentado como um meio de diferenciar uma organização no mercado, bem como para atrair e reter colaboradores, ao invés de se perder trabalhadores qualificados para concorrentes. A pesquisa apresentada explora o efeito que o EB tem na retenção e satisfação da força de trabalho. Para tal, esta investigação foi realizada durante um estágio curricular realizado na empresa INOVA+, utilizando a metodologia de estudo de caso através da realização de entrevistas semiestruturadas realizadas a treze colaboradores da empresa de consultoria, recorrendo adicionalmente à análise da documentação existente, observação direta e participativa. Foi percetível que a existência de um conjunto de benefícios resulta em reações positivas de colaboradores quanto à sua lealdade, motivação, retenção e satisfação na empresa, dependendo de quão bem os benefícios implementados respondem às necessidades económicas, funcionais e psicológicas da força de trabalho.
Data do prémio5 jul. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCamilo Valverde (Supervisor)

Keywords

  • Employer branding
  • Satisfação dos colaboradores
  • Retenção dos colaboradores
  • Benefícios
  • Talento

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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