The impact of engagement on Instagram during Covid-19
: a look at the portuguese context

  • Maria Joana Gomes Viana Pena do Amaral (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Com o aparecimento do Covid-19 e da respetiva pandemia que vimos as nossas vidas viradas do avesso. As pessoas tiveram de se adaptar a uma nova realidade, mudando os seus hábitos e rotinas. Não só as pessoas foram afetadas pelo Covid-19 mas também as marcas e influenciadores digitais tiveram de se adaptar. Com o confinamento as pessoas começaram a passar mais tempo em casa e, sucessivamente mais tempo nas redes sociais, quer seja à procura de entretenimento, informação ou até para comunicar com amigos/família. O objetivo desta dissertação é perceber o impact que o Covid-19 teve na utilização do Instagram, que tipo de atividade de marketing nas redes sociais mais impactou positivamente os utilizadores e como as marcas/influenciadores tiraram partido disso, percebendo se houve, ou não um aumento na notoriedade e imagem de marca. Numa primeira parte foi feita uma pesquisa sobre a literatura existente relacionada com os conceitos mais relevantes para esta investigação, maioritariamente sobre marketing nas redes sociais, branding e sobre o Covid-19. Foi aplicada uma metodologia quantitativa para a obter informações sobre um grupo significativo de utilizadores do Instagram, de uma faixa etária entre os 18 e os 44 anos e foi feita uma análise descritiva e estatística, de modo a confirmar ou refutar as hipóteses definidas. Os resultados obtidos demonstram efetivamente uma alteração na utilização do Instagram durante este período de confinamento e, apesar não haver uma ligação significante entre o tipo de atividade de marketing e o aumento da notoriedade e imagem de marca, houve na mesma uma procura por diferentes conteúdos e formatos, um aumento nas contas seguidas e também um aumento na notoriedade e imagem de marca. Existe uma escassez de estudos sobre a utilização do Instagram em Portugal e, ainda mais, sobre a sua utilização durante o Covid-19. Nesse sentido, esta investigação e as suas descobertas poderão ser relevantes para quem trabalhe com redes sociais e com criação de conteúdos para as mesmas, pois entrega uma perceção sobre o que os utilizadores mais procuram e as respetivas implicações, podendo facilitar a gestão de recursos a investir nas redes sociais, principalmente em tempos de crise.
Data do prémio28 jun. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • Redes sociais
  • Marketing de redes sociais
  • Covid-19
  • Instagram
  • Imagem de marca
  • Notoriedade de marca

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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