As opiniões de produtos online tornaram-se uma fonte de informação relevante e um motor de vendas no processo de decisão de compra online. Conscientes dos efeitos positivos, muitos vendedores online tomam medidas para aumentar a quantidade de opiniões altamente positivas. Consequentemente, as opiniões e, em particular, as opiniões falsas tornou-se um tópico altamente relevante para os investigadores, que se têm debruçado sob este assunto na tentativa de compreender os efeitos da word-of-mouth electrónica (eWOM) - especialmente as métricas de valência, a quantidade de estrelas, e o volume, a quantidade de opiniões - sobre variáveis tais como intenção de compra e suspeita. Até ao momento não se tem dado atenção aos possíveis efeitos dos valores extremos do volume de opiniões, embora prevaleçam, por exemplo, na Amazon. Esta tese tenta preencher esta lacuna de investigação, propondo que os consumidores usam uma abordagem heurística para interpretar o significado destas métricas. Através de uma experiência, a autora analisa se os valores extremos do volume de opiniões no início do processo de decisão de compra, nomeadamente a formação de um conjunto de considerações, funcionam como uma pista heurística que origina suspeita e dissuade os consumidores de considerar esse produto. Os resultados revelam que o volume em si não resulta em suspeita, mas a valência sim. Para além disso, mostrou-se que este sentimento de suspeita resultante enfraquece a intenção de escolha, enquanto volume extremo não tem impacto na mesma. Esta tese é uma primeira contribuição para preenchera lacuna da investigação de valores extremos de volume.
Data do prémio | 26 abr. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filipa de Almeida (Supervisor) |
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- E-WOM
- Volume de e-WOM
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- Opiniões falsas
- Heurística
- Processo de tomada de decisão de compra
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The impact of extreme levels of electronic word-of-mouth volume on suspicion and choice intention
Dickmänken, I. (Aluno). 26 abr. 2021
Tese do aluno