The impact of fair trade certification on consumers' willingness to pay for natural cosmetics in Germany

  • Johanna Friess (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A indústria de cosméticos Alemã está a diversificar a orientação do seu comércio para ir ao encontro da mudança de necessidades dos consumidores para cosméticos naturais. A adoção de um comércio justo pode apresentar uma nova oportunidade aos produtores de cosméticos. No entanto, até hoje as pesquisas realizadas focam principalmente a predisposição para pagar um preço eticamente mais elevado para produtos alimentares como o café e o chocolate. Dado que consumidores de categorias diferentes podem reagir de forma diferente face a essa “melhoria ética”, analisar as preferências dos consumidores para um comércio justo no contexto da indústria de cosméticos é de grande interesse. Esta tese pretende compreender em que medida e em que condições a adoção de um comércio justo poderia ser benéfico para os produtores de cosméticos na Alemanha. Com resultados obtidos por meio de um questionário com um componente de design experimental, esta dissertação avalia em que medida a certificação de comércio justo, considerando também o posicionamento das marcas e as categorias de produto, poderia influenciar a predisposição dos consumidores para pagar por produtos cosméticos naturais na Alemanha. Os resultados sugerem que a certificação de comércio justo de produtos cosméticos naturais leva a uma predisposição para pagar um preço eticamente mais elevado entre consumidoras femininas alemãs. Adicionalmente, foi possível compreender que é particularmente favorável introduzir o comércio justo em produtos com pequenos intervalos de preços, dado que a predisposição para pagar em percentagem é significativamente maior para intervalos de preços menores. Por último, analisando o impacto das categorias de produto e o posicionamento das marcas é possível compreender que a predisposição para pagar por produtos cosméticos com certificado de comércio justo não varia independentemente de ter um preço premium.
Data do prémio2 jul. 2013
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFernando Machado (Supervisor)

Keywords

  • Predisposição para pagar
  • Preferências dos consumidores
  • Comércio justo
  • Cosméticos naturais
  • Posicionamento da marca
  • Cosméticos de massa
  • Cosméticos premium
  • Alemanha
  • Consumidoras femininas

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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