A indústria da moda criou questões sociais e ambientais. Ao longo do tempo, estas pre ocupações intensificaram-se, levando os consumidores a reconsiderar o seu comportamento de compra. Consequentemente, muitas empresas começaram a realizar mais esforços para alterar os seus modelos de negócio. No entanto, as principais marcas sofrem o ceticismo dos consumi dores quanto à capacidade das grandes marcas estabelecidas de atingirem níveis satisfatórios de sustentabilidade. As extensões de marcas têm sido uma ferramenta, utilizada pelas grandes marcas, para melhorar estas avaliações. Nesta perspetiva, o estudo atual avaliou em maior pro fundidade esta premissa e propõe que as extensões de marcas de moda lenta como uma solução que poderá melhorar a avaliação das marcas consideradas mainstream, pelos consumidores. Com base na literatura, foi realizado um estudo experimental para testar os impactos do tipo de marca (de nicho versus mainstream) e tipo de moda (slow-fashion versus fast-fashion) nas ava liações dos consumidores. Adicionalmente, foi testado o efeito mediador da satisfação da marcana relação entre o tipo de marca e estas avaliações. Os resultados mostram que os consumidores mostram melhores percepções de ética e equidade de marca quando expostos a marcas de nicho. Os resultados mostram ainda que as exposições a linhas de moda lenta geram avaliações mais favoráveis pelos consumidores em comparação com as linhas de moda rápida. Esta dissertação fornece importantes implicações salientando o impacto dos tipos de marcas e linhas de moda nas avaliações dos consumidores. Além disso, a capacidade das empresas para melhorar estas valorizações com base na satisfação da marca.
Data do prémio | 27 jun. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Vera Herédia Colaço (Supervisor) |
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- Tipo de moda
- Tipo de marca
- Moda lenta
- Moda fast-fashion
- Mainstream
- Nicho
- Valorizações dos consumidores
- Equidade da marca baseada no cliente
- Percepções de eticidade
- Comportamento de compra
- Satisfação da marca
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The impact of fashion line extensions on consumers’ valuations of mainstream and niche brands examining the moderating effect of (slow-fashion versus fast-fashion) line extension on the relationship between (niche versus mainstream) brand type and consumers’ valuations
Mnakbi, C. (Aluno). 27 jun. 2023
Tese do aluno