The impact of fashion line extensions on consumers’ valuations of mainstream and niche brands examining the moderating effect of (slow-fashion versus fast-fashion) line extension on the relationship between (niche versus mainstream) brand type and consumers’ valuations

  • Cyrine Mnakbi (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A indústria da moda criou questões sociais e ambientais. Ao longo do tempo, estas pre ocupações intensificaram-se, levando os consumidores a reconsiderar o seu comportamento de compra. Consequentemente, muitas empresas começaram a realizar mais esforços para alterar os seus modelos de negócio. No entanto, as principais marcas sofrem o ceticismo dos consumi dores quanto à capacidade das grandes marcas estabelecidas de atingirem níveis satisfatórios de sustentabilidade. As extensões de marcas têm sido uma ferramenta, utilizada pelas grandes marcas, para melhorar estas avaliações. Nesta perspetiva, o estudo atual avaliou em maior pro fundidade esta premissa e propõe que as extensões de marcas de moda lenta como uma solução que poderá melhorar a avaliação das marcas consideradas mainstream, pelos consumidores. Com base na literatura, foi realizado um estudo experimental para testar os impactos do tipo de marca (de nicho versus mainstream) e tipo de moda (slow-fashion versus fast-fashion) nas ava liações dos consumidores. Adicionalmente, foi testado o efeito mediador da satisfação da marcana relação entre o tipo de marca e estas avaliações. Os resultados mostram que os consumidores mostram melhores percepções de ética e equidade de marca quando expostos a marcas de nicho. Os resultados mostram ainda que as exposições a linhas de moda lenta geram avaliações mais favoráveis pelos consumidores em comparação com as linhas de moda rápida. Esta dissertação fornece importantes implicações salientando o impacto dos tipos de marcas e linhas de moda nas avaliações dos consumidores. Além disso, a capacidade das empresas para melhorar estas valorizações com base na satisfação da marca.
Data do prémio27 jun. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorVera Herédia Colaço (Supervisor)

Keywords

  • Tipo de moda
  • Tipo de marca
  • Moda lenta
  • Moda fast-fashion
  • Mainstream
  • Nicho
  • Valorizações dos consumidores
  • Equidade da marca baseada no cliente
  • Percepções de eticidade
  • Comportamento de compra
  • Satisfação da marca

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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