A presente dissertação pretende explorar a influência das diferentes posições organizacionais na perceção da sobrecarga de informação e stress. Poderá esta relação ser explicada pelo sentimento de poder? Ora, o fenómeno da sobrecarga de informação ocorre quando a capacidade de processar informação é inferior à quantidade de informação recebida, o que significa que a elevada carga de informação se torna uma limitação, ao invés de um apoio para a tomada de decisão. De facto, os constantes avanços tecnológicos têm contribuído para a crescente disponibilidade de informação. Consequentemente, existe uma crescente necessidade de abordar este fenómeno, uma vez que afeta negativamente a produtividade, a tomada de decisões e o stress. Além disso, estudos anteriores sobre estes temas indicaram que um maior sentimento de poder, altamente relacionado com posições de liderança, permite o melhor processamento de informação. Neste sentido, os resultados do presente estudo demonstram estar em consonância com as investigações anteriores, uma vez que se conclui que o sentimento de poder explica a forma como os líderes percecionam menos sobrecarga de informação e stress. Em acréscimo, o poder funciona como um mecanismo essencial entre as perceções de sobrecarga de informação e as posições organizacionais, atenuando os resultados organizacionais adversos consequentes do fenómeno de sobrecarga de informação, como o stress. Em suma, esta dissertação oferece uma nova perspetiva em como a liderança e o poder influenciam relevantes desafios organizacionais, oferecendo perspetivas significativas tanto numa vertente de gestão, como para a investigação académica.
| Data do prémio | 7 mai. 2025 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Filipa de Almeida (Supervisor) |
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- Sobrecarga de informação
- Liderança
- Poder
- Stress
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The impact of leadership on information overload and stress: exploring the mediating role of sense of power
Henriques, M. M. V. C. (Aluno). 7 mai. 2025
Tese do aluno: Dissertação de mestrado