The impact of luxury and performance associations of sports brands on self-esteem and motivation to practise physical activity

  • Mariana dos Santos Rodrigues Reboredo Marques (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta tese investiga de que forma as associações de performance e de luxo relativas a marcas desportivas influenciam a autoestima e a motivação para a prática de exercício físico dos consumidores. Estudos anteriores sugerem que as marcas de performance aumentam a autoestima do utilizador. Propomos que associações de luxo terão um efeito semelhante às de performance, aumentando a autoestima do consumidor, e que a combinação destes dois tipos de associação na mesma marca desportiva causará a combinação dos efeitos individuais, resultando numa maior autoestima, em comparação com as condições isoladas. Além disso, propomos que as condições isoladas de luxo e performance levarão a um aumento da motivação para a prática desportiva, que ocorre derivado de diferentes processos psicológicos. Prevemos que a autoeficácia seja um mediador na relação entre associações de performance e motivação, enquanto a exibição social será um mediador na relação entre associações de luxo e a motivação. Por último, prevemos que a combinação das associações provoque uma maior motivação do que as condições individuais. Os resultados revelam efeitos não significativos das variáveis independentes na autoestima. No entanto, sugerem que associações de performance (não luxo) aumentam parcialmente a motivação para a prática desportiva e que associações adicionais de luxo a uma marca de performance reduzem significativamente a motivação para a prática desportiva.
Data do prémio5 jul. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Niza Braga (Supervisor)

Keywords

  • Performance
  • Marcas desportivas
  • Luxo
  • Autoestima
  • Autoeficácia
  • Exibição social
  • Motivação
  • Atividade física

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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