The impact of post 2008 financial crisis regulations on organized exchange markets of interest rate derivatives in the United States

• Amanda Violante (Aluno)

A consequência da crise financeira de 2008 ressaltou a necessidade de regular propriamente omercado bilateral de derivativos. Ambos Estados Unidos e União Europeia acordaram em novasmedidas regulatórias para (1) mandaticiamente negociar os derivativos bilaterais padrão atravésde câmaras de compensação, (2) aumentar exigência de capital e colateral para derivativos nãonegociados em câmaras de compensação, e (3) reportar negociações para ambos mercados debilaterais e através de camaras de compensação. Esta dissertação examina através de análisesde regressões multivariadas o impacto da nova regulação no maior e primeiramente mercadode derivativos regulado, Estados Unidos, especificamente no mercado de derivativos de taxasde juros em câmaras de compensação, também levando em consideração o possível impacto daeconomia dos Estados Unidos e sua política monetária, medidos através do PIB e taxas defundos federais respetivamente. Considerando as dificuldades impostas pela nova regulação, oresultado esperado seria o desincentivo da negociação bilateral e o aumento de negociaçõesatravés de câmaras de compensação ao longo do tempo. Os resultados da pesquisa mostram que o resultado das Opções e Futuros de taxas de juros negociados em câmaras de compensação,ambos para curta e longa maturidade, é positivamente relacionado com o PIB dos Estados Unidos. Entretanto, a política monetária mostrou não ser estatisticamente relevante para o mercado estudado. Mais importante, ao invés do resultado esperado, o começo da regulação mostrou diminuir, não aumentar os derivativos de taxa de juros negociados em câmaras decompensação.
Data do prémio28 abr 2022
SupervisorDiana Bonfim (Supervisor)