Será que agimos da mesma forma quando compramos online ou numa loja física? E quando somos levados pelo hedonismo? Será que nos sentimos diferentes do que quando conduzidos pelo utilitarismo? Será que nos preocupamos com as normas sociais percecionadas ao fazer uma compra? Estas são algumas das questões que esta tese analisa, visto tornar-se crucial o entendimento transversal do comportamento e emoções dos consumidores em diferentes contextos. Ao longo de três estudos experimentais, os participantes foram pedidos para imaginar que compravam online ou numa loja física. Verificou-se que a compra online leva a comportamentos distintos do que a compra física. No entanto, é de facto o valor percebido do produto que tem um efeito significativo sobre os sentimentos de culpa dos consumidores,mesmo que essa emoção não interfira efetivamente com a autoestima dos mesmos. Além disso,em alguns casos, os consumidores mostraram-se mais preocupados em seguir os supostos padrões sociais, e noutros revelaram maior preocupação em tocar ou cheirar os produtos. Adicionalmente, antecipam mais satisfação ao consumir online do que offline, o que se apresenta como um resultado oposto a literaturas anteriores. Este estudo contribui para aprofundar as conclusões sobre a influência dos canais de compra e o valor percecionado dos bens, sendo de profundo interesse graças à crescente complexidade do consumo, bem como à gradual dificuldade em acompanhar e entender o comportamento dos consumidores.
Data do prémio | 27 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Niza Braga (Supervisor) |
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- Culpa
- Hedónico
- Utilitário
- Online
- Em loja
- Normas sociais
- Satisfação antecipada
- Autoestima
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The impact of products’ perceived value on consumer behavior and feelings when online or in-store
Martins, M. G. D. M. (Aluno). 27 jan. 2022
Tese do aluno