Desde o nascimento do Grupo DIA, em 1979, a abertura do primeiro supermercado Minipreço e a criação de sua marca própria em 1991, a empresa nunca realizou um rebranding nos seus produtos. Em 2020, o Minipreço decidiu alterar a imagem e comunicação dos produtos, com o objectivo de aumentar a percepção da qualidade e manter a sua posição como líder de proximidade do sector. Com foco no rebranding, o objectivo deste estudo é analisar as estratégias utilizadas durante o processo, os desafios enfrentados até o momento e como o consumidor percebe essas mudanças. Para tal, foi realizada uma pesquisa de mercado com o objectivo de analisar a percepção dos clientes sobre os produtos, perceber se o rebranding alteraria a sua percepção sobre a marca – nomeadamente a qualidade dos produtos – e afectaria as suas decisões de compra. Os resultados indicaram um impacto positivo na percepção dos consumidores sobre a marca e que houve uma melhora na organização da marca, tornando-se mais fácil de identificar. Independentemente dos resultados positivos, não foi possível concluir a existência de aumento de vendas nem de fidelização e a qualidade dos produtos não sofreu alterações na percepção do consumidor. Como o rebranding ainda está em andamento – mais produtos serão criados – seria importante manter a monitorização das vendas e dos cartões de fidelização, de modo a entender a influência directa do rebranding nos lucros da empresa e confirmar ou rejeitar se não há, de fato, relação entre o rebranding e o crescimento das vendas.
Data do prémio | 17 jan. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Simão (Supervisor) |
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- Private label
- Consumer behavior
- Packaging
- Mestrado em Ciências da Comunicação
The impact of rebranding of the private label on the consumer perception of the brand: a case study on the brand Minipreço
Madeira, J. F. L. (Aluno). 17 jan. 2023
Tese do aluno