The impact of rebranding of the private label on the consumer perception of the brand
: a case study on the brand Minipreço

  • Joana Filipa Lopes Madeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Desde o nascimento do Grupo DIA, em 1979, a abertura do primeiro supermercado Minipreço e a criação de sua marca própria em 1991, a empresa nunca realizou um rebranding nos seus produtos. Em 2020, o Minipreço decidiu alterar a imagem e comunicação dos produtos, com o objectivo de aumentar a percepção da qualidade e manter a sua posição como líder de proximidade do sector. Com foco no rebranding, o objectivo deste estudo é analisar as estratégias utilizadas durante o processo, os desafios enfrentados até o momento e como o consumidor percebe essas mudanças. Para tal, foi realizada uma pesquisa de mercado com o objectivo de analisar a percepção dos clientes sobre os produtos, perceber se o rebranding alteraria a sua percepção sobre a marca – nomeadamente a qualidade dos produtos – e afectaria as suas decisões de compra. Os resultados indicaram um impacto positivo na percepção dos consumidores sobre a marca e que houve uma melhora na organização da marca, tornando-se mais fácil de identificar. Independentemente dos resultados positivos, não foi possível concluir a existência de aumento de vendas nem de fidelização e a qualidade dos produtos não sofreu alterações na percepção do consumidor. Como o rebranding ainda está em andamento – mais produtos serão criados – seria importante manter a monitorização das vendas e dos cartões de fidelização, de modo a entender a influência directa do rebranding nos lucros da empresa e confirmar ou rejeitar se não há, de fato, relação entre o rebranding e o crescimento das vendas.
Data do prémio17 jan. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Simão (Supervisor)

Keywords

  • Private label
  • Consumer behavior
  • Packaging

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'