The impact of sustainability information on consumers´ purchase behaviour and brand perception

• Mariana Duarte Guerra (Aluno)

A temperatura media da superfície da Terra, antes da revolução industrial era aproximadamente 14ºC. Atualmente aumentou cerca de 1.5ºC, e a tendência é de continuar a aumentar. É urgente solucionar esta crise climática, e como futuros líderes, é a nossa obrigação parar este ciclo vicioso, e garantir um future para as próximas gerações.Apesar de a sociedade estar consciente desta crise, o consumo de produtos da indústria da moda continua a aumentar, contribuindo para a destruição do Planeta. As marcas contribuem para este factor continuando a produzir e vender de forma massiva os seus produtos e com impunidade. Uma possível solução para mitigar estes efeitos é de informar os consumidores sobre o impacto negativo que as suas escolhas têm no ambiente, ao providenciar esta informação de forma clara. Especificamente, esta dissertação estuda quanto é que, ao providenciar esta informação aos consumidores, esta irá influenciar as suas escolhas.Consequentemente, se irá permitir que estas escolhas sejam realizadas de forma consciente. Os resultados sugerem que ao ter mais (vs. menos) informação sobre o nível de sustentabilidade dos produtos influencia positivamente a perceção da qualidade dos mesmos. Este efeito mantém-se quando os produtos sustentáveis são mais caros. Os consumidores são influenciados de forma positiva quando têm esta informação disponível, para comparar com as restantes alternativas. Implicações teóricas e de gestão são apresentadas, nomeadamente para o desenvolvimento de um software que providencia informação sobre a sustentabilidade de produtos, para assim os consumidores ao realizarem uma escolha, conseguirem comparar entre diferentes alternativas.
Data do prémio29 jan 2021
SupervisorVera Herédia Colaço (Supervisor)

• Mestrado em Finanças