The impact of textual features on cost of equity capital
: the case of UK annual reports

• Renato Filipe Peixoto Carneiro (Aluno)

O objetivo desta tese é o de analisar o impacto das características textuais de certas secções dos Relatórios Anuais do Reino Unido sobre o custo de capital próprio. Analisamos os impactos das características linguísticas da Declaração do Presidente, da Análise Financeira e da Seção de Risco separadamente, para empresas do Reino Unido de 2012 a 2017. Estimamos o custo de capital próprio por meio do “PEG model” e as características linguísticas são divididas entre legibilidade e conteúdo (tom). Descobrimos que o conteúdo de divulgação tem impacto no custo de capital, enquanto a legibilidade não está associada a nenhum impacto no custo de capital. Também descobrimos que o tom positivo está associado a um custo de capital próprio inferior em todas as seções do Relatório Anual.
Data do prémio14 jul. 2021
SupervisorPaulo Alves (Supervisor)