The impact of the Erasmus+ programme on higher education in Europe

• Mariana Brandão Carola (Aluno)

De acordo com o fenómeno da globalização, que envolve a mobilidade de pessoas, bens, serviços, dinheiro, informação e ideias, a mobilidade internacional de estudantes é vista como uma das principais tendências no ensino superior nas últimas três décadas. O programa Erasmus é um dos programas de mobilidade internacional mais conhecido a nível mundial. Esta dissertação avalia os objetivos e características do programa Erasmus+ e investiga o seu impacto no ensino superior europeu. Para tal, em primeiro lugar analisei as diferentes fases do programa de forma a perceber a sua evolução. Em segundo lugar, investiguei os dados referentes à decomposição por género, áreas de estudo, países de origem e destino mais populares e instituições que enviam e recebem mais alunos sob o programa Erasmus, tanto em Portugal como na Europa. De seguida, enviei um questionário a instituições de ensino superior para avaliar a perceção de alunos portugueses de Erasmus em relação ao sucesso do projeto. A análise dos dados aponta que há uma sobrerrepresentação do género feminino dos alunos que participam no programa. Ciências Sociais, Comércio & Direito é a área de estudo com a maior proporção de estudantes Erasmus. Para além disso, a Alemanha é o país que envia mais estudantes para o estrangeiro, enquanto Espanha é o país que recebe mais estudantes ao abrigo do programa Erasmus+. Os dados do questionário fornecem evidência de que o programa desempenha um papel importante na abordagem dos principais desafios sociais relacionados com a inclusão, a diversidade, a transição digital e verde e na participação na vida democrática por parte dos jovens.
Data do prémio1 jul. 2022
SupervisorZahide Eylem Gevrek (Supervisor)

• Programa Erasmus+
  • Ensino superior