The impact of the interaction with beauty bloggers on follwers' purchase behavior

  • Catarina Andrea Pires Fernandes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Durante os últimos anos o mundo tem testemunhado o rápido crescimento em popularidade dos bloggers. Este crescimento verifica-se em factos que vão desde bloggers de moda a ocupar as primeiras filas nos desfiles de alta-costura, até parcerias entre bloggers de beleza e as mais prestigiosas marcas de cosméticos. A crescente importância dos bloggers nos mercados que representam, e o cada vez mais evidente interesse das marcas nestas novas celebridades, confirma o impacto que o trabalho por estas desenvolvido tem no objetivo final dos outros envolvidos na blogosfera: as vendas das marcas. É neste sentido que este estudo pretende identificar possíveis consequências da relação entre bloggers de beleza e as suas seguidoras no comportamento de compra das últimas. Partindo de uma análise indutiva e uma metodologia que combina métodos quantitativos e qualitativos, o propósito é formular teorias baseadas na observação dos resultados. Os dados foram recolhidos através de um questionário online e entrevistas. A amostra do primeiro inclui 80 seguidoras de blogues de beleza e 67 não seguidoras. As entrevistadas são 5 seguidoras de blogues de beleza. Todas as inquiridas são consumidoras de cosméticos. Para a análise dos resultados foram utilizadas frequências e médias, comparando e procurando padrões de resposta. A influência das bloggers de beleza no comportamento de compra das seguidoras é inquestionável, no entanto, difícil de calcular. As bloggers de beleza mostram ser fontes de informação pushed que todas as consumidoras têm em conta. A interação com bloggers mostrou influenciar mais as intenções de compra do que a decisão de compra final das seguidoras. Em termos de hábitos de compra, o padrão mais consistente foi a introdução de novas marcas e novos produtos. Este último prova a capacidade de marketing que as bloggers têm para criar necessidades nas leitoras. Finalmente, todo o tipo de interação seguidoras-bloggers aumenta o interesse das primeiras em produtos de beleza e, consequentemente, a quantidade de produtos adquiridos por ano assim como o gasto total também se elevam.
Data do prémio21 out. 2016
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorVeronique Tran (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão: Programa Internacional

Citação

'