O objetivo desta pesquisa é perceber em que medida o Enoturismo contribui para a estratégia de internacionalização do vinho. O enfoque será no Enoturismo português, mais precisamente na Rota do Vinho Verde. Os tópicos de maior atenção são entender como estão compostas as rotas do vinho, que ferramentas são usadas para promover o vinho regional português no estrangeiro e o nível de desenvolvimento que a Rota do Vinho Verde tem. A abordagem do múltiplo caso de estudo servirá para responder às diferentes perguntas de investigação e para criar uma comparação entre um agente internacional como o Champanhe, que possui as mesmas condições de exclusividade vínica que o Vinho Verde. A recolha de informação baseou-se principalmente em informação primária, apesar de informação secundária ter apoiado o estudo. Foram feitas oito entrevistas com agentes ligados à indústria do vinho e do Enoturismo. As conclusões indicam que as rotas do vinho têm uma ligeira contribuição no reconhecimento internacional do vinho português, sendo que este papel não é crucial. A oferta desfragmentada, a falta de fundos e o quase exclusivo foco nacional são as principais razões deste impacto ser moderado. As recomendações para um melhor desenvolvimento e eficiência baseiam-se em criar sinergias e aplicar mais fundos à formação, promoção e definição de programas turísticos.
Data do prémio | 27 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Cardeal (Supervisor) |
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- Região
- Vinho
- Rotas do vinho
- Promoção
- Exportações
- Enoturismo
The impact of the wine routes on the international promotion of the Portuguese wine: the case of the Vinho Verde route
Martins, D. F. N. (Aluno). 27 jul. 2016
Tese do aluno