No atual panorama digital, a convergência da Inteligência Artificial e das redes sociais está a revolucionar as estratégias de marketing das marcas, pelo que se torna importante compreender o impacto que as ferramentas de AI têm no valor da marca através do envolvimento que os consumidores têm nas redes sociais. Este estudo centra-se na relação entre AI, redes sociais, envolvimento do consumidor e o valor da marca. Através de uma abordagem de investigação em várias fases, incluindo um pré questionário, grupos de discussão e um questionário principal, o estudo examina o impacto da ferramenta de segmentação de conteúdos baseada em AI tem no valor da marca no contexto das redes sociais, com especial incidência na compreensão do papel mediador do envolvimento do consumidor. No entanto, apesar da potencial limitação dos resultados, o estudo sublinha a importância do envolvimento do consumidor como mediador nesta relação. Tirando partido da ferramenta de conteúdos personalizados por AI, as marcas podem adaptar as suas mensagens às preferências dos consumidores, melhorando o envolvimento com os consumidores e subsequentemente o seu valor. Numa visão para o futuro, os estudos de investigação devem adotar uma abordagem abrangente em várias marcas de diversos sectores para compreender melhor o potencial transformador da AI no marketing digital.
Data do prémio | 9 mai. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Romeiro (Supervisor) |
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- Inteligência artificial
- Segmentação de conteúdos
- Redes sociais
- Património da marca
- Envolvimento do consumidor
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The impact of using AI in social media on a company’s brand equity: mediator effect of consumer engagement
Marreiros, M. B. S. (Aluno). 9 mai. 2024
Tese do aluno