The impact of visual and verbal communication through album covers on involvement and emotional value
: a study based on the legacy of Amália Rodrigues, the best-selling artist of portuguese history

• Ricardo Luís dos Santos Mendes (Aluno)

Vivemos num mundo “visual”. Um mundo de primeiras impressões, onde estas são fatores determinantes nas ações que tomamos diariamente. Posto isto, a embalagem tem um papel fundamental no sucesso do produto, influenciando as emoções e o comportamento do indivíduo. Com álbuns de música não é exceção. A capa é o cartão de visita do álbum, e os seus elementos podem impactar os consumidores de diferentes formas. Mas como pode a comunicação visual e verbal através da capa de um álbum impactar os consumidores? Mais especificamente, até que ponto estão eles envolvidos e emocionalmente conectados com o produto ao percecionar a embalagem? Este estudo, baseado no legado de Amália Rodrigues, procura responder a estas questões, focando-se (1) na imagem da artista como elemento visual, e (2) em mensagens de escassez como elemento verbal. Para atingir conclusões sólidas, foram conduzidos um grupo de foco e um questionário de inquérito. Os resultados do primeiro serviram para a construção do estudo principal, no qual seis estímulos diferentes foram aleatoriamente alocados aos inquiridos. Estes podiam ser confrontados com edições limitadas ou não limitadas de álbuns, cujas capas incluíam (ou não)a imagem da artista. Os resultados sugerem que a figura da artista aumenta o envolvimento dos consumidores como produto, bem como o sentir de emoções positivas. Além disso, exibir mensagens de escassez impacta as duas variáveis em estudo de forma positiva. Assim sendo, os artistas e managers devem tirar proveito desta comunicação visual e verbal, e investir estrategicamente em criar produtos com estas características.
Data do prémio25 jan. 2022
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)