The impact of Vogue germany’s fashion images on female reader’s well-being

  • Anaïs N'Daya Heiltje Gindrat (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório de estágio visa discutir a minha experiência como estagiária na revista Vogue Germany em Paris, de setembro de 2020 a maio de 2021. Como assistente operacional no departamento de moda, estive diretamente envolvida com a produção das fotografias de moda da Vogue Germany, a maioria das quais representando mulheres. Na preparação das sessões fotográficas, o contacto com vários especialistas da indústria da moda tornou-me consciente do impacto que as revistas de moda em suporte de papel tem na configuração da identidade das mulheres, e, consequentemente, no seu bem-estar. Neste relatório, procuro compreender como os processos subjacentes à produção de imagens de moda que representam mulheres têm implicações de ordem psicológica e comportamental para as leitoras. Lançando mão de princípios neurológicos e sociológicos, examino como as imagens podem reforçar representações sociais pré-concebidas e preconceitos vários contra as mulheres. Os princípios neurológicos têm demonstrado o potencial impacto das imagens sobre o bem-estar. Assim sendo, através de uma seleção de estudos de casos retirados dos números da Vogue Germany, que foram publicados no decorrer dos períodos de confinamento devido a Covid-19, reflito sobre como e em que medida a representação das mulheres na produção de imagens de moda pode levar a alterações psicológicas nas leitoras, com implicações no seu bem-estar. Para compreender como as mulheres gostariam de ser representadas nas fotografias de moda, utilizei como instrumento metodológico a investigação qualitativa através de entrevistas em focus groups. Princípios neuropsicológicos relativos a imagens mentais informaram o elo causal entre a representação das mulheres nas revistas de moda e o seu impacto na identidade das mulheres.
Data do prémio10 mar 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAdriana Martins (Supervisor)

Keywords

  • Imagens de moda
  • Bem-estar das mulheres
  • Revistas de moda
  • Indústria da moda
  • Vogue Germany

Designação

  • Mestrado em Estudos de Cultura

Citação

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