The importance of BI in a marketing agency
: comparison between looker and Power BI

  • Matilde Maria Costa da Luz Mano (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Business Intelligence (BI), um termo mencionado pela primeira vez em 1865 por Richard Millar Devens, é um conjunto de processos, tecnologias, e conhecimentos adquiridos a partir da análise e transformação de dados brutos em insights acionáveis. A análise e a visualização de dados realizadas ajudam as empresas a tomar decisões informadas e a obter uma vantagem competitiva. BI envolve a utilização de ferramentas de software para extrair, transformar e carregar dados de diferentes fontes num armazém de dados, onde podem ser analisados através de várias técnicas analíticas e estatísticas. Os resultados são apresentados aos decisores sob a forma de dashboards, relatórios, ou outras visualizações que lhes permitem identificar tendências, padrões, e oportunidades de melhoria. Esta dissertação, que foi realizada durante um estágio na agência de marketing SA365, centra-se na particularização de duas ferramentas de BI, nomeadamente Looker Studio e Power BI, exercendo uma comparação minuciosa entre estes softwares, e criando um exemplo prático de um relatório melhorado utilizando o Power BI. Os resultados deste projeto concluem que o Power BI é uma ferramenta mais versátil e complexa, capaz de realizar uma gama mais ampla de análises de dados, e poderia ser considerada com uma alternativa viável ao programa atualmente adotado na SA365.
Data do prémio17 jul. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Alice Moreira Trindade (Supervisor)

Keywords

  • Business inteligence
  • Visualização de dados
  • Looker studio
  • Power BI

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'