The influence of a music manager in the career of an artist

• João Soares Pinto (Aluno)

O negócio da música tem vindo a mudar com o aparecimento da nova era tecnológica, criando novas formas de vender arte e, consequentemente, criando novas áreas que necessitam de total compreensão. Assim, um artista musical, além de entender o complexo processo criativo de fazer música, necessita de saber como expor a sua arte ao público através de todos os canais existentes, para que consiga alcançar a visibilidade que o levará ao sucesso. Nesse sentido,existe uma área profissional que auxilia os músicos a gerir melhor as suas carreiras, reunindo pessoas especializadas que irão ajudar a transformar a arte criativa num produto economicamente viável e visível para todos. Essa área profissional é a Gestão Artística Musical ou Agenciamento Artístico Musical. Esta dissertação pretende estudar o efeito de um gestor musical na carreira de um artista, não só comparando o nível de sucesso de um artista agenciado com um não agenciado , mas também no impacto que o estilo de liderança do gestor provoca nos atos criativos do artista e na sua perceção de felicidade. A maioria dos resultados não suportou estatisticamente as hipóteses, exceto o que previu que os artistas agenciados têm a perceção de que são mais bem sucedidos do que os artistas não agenciados. Enfatizando assim a importância do papel de um agente musical na vida de um artista.
Data do prémio26 jan. 2021
SupervisorFilipa de Almeida (Supervisor)

• Artista musical
  • Artista agenciado