The influence of artificial intelligence on strategic alliance formation
: evaluating the integration and impact on traditional frameworks and processes

Título traduzido da tese: A influência da inteligência artificial na formação de alianças estratégicas: avaliando a integração e o impacto nos frameworks e processos tradicionais
  • Ann-Sophie Schmidt (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nesta tese investiga-se o potencial impacto da Inteligência Artificial (IA) na formação de alianças estratégicas, examinando, em particular, o modo como a IA pode influenciar as estruturas, os processos e os critérios de seleção tradicionais na formação de parcerias. Deste modo, a rápida implementação da IA e seu envolvimento no panorama empresarial são reconhecidos no conceito de formação de alianças, criando uma interseção entre os dois campos até então inexistente. A pesquisa desta tese assenta em treze entrevistas com especialistas nas áreas de IA e formação de alianças estratégicas. As principais conclusões desta tese indicam que, atualmente, a IA não é o principal motor na formação de alianças, desempenhando apenas um papel secundário nas alianças atuais. A possibilidade de a IA substituir as necessidades de formação de alianças foi descartada, destacando-se a incapacidade da IA de substituir determinadas competências e componentes humanos nas alianças. Em vez disso, a IA é vista como um potencial aliado nos processos de formação e na colaboração no seio das próprias alianças, possivelmente contribuindo para o cumprimento dos motivos por detrás da formação de alianças. No que concerne à relevância dos critérios comuns de seleção, destaca-se a importância contínua dos critérios relacionados aos parceiros. O papel potencial da IA na avaliação dos candidatos a alianças gerou mais controvérsia, revelando muitas incertezas quanto ao envolvimento da IA nesses processos. A tese encerra com implicações ao nível da gestão baseadas nas principais descobertas e propostas relativas à investigação futura nesta área inovadora.
Data do prémio23 out. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Parada (Supervisor)

Keywords

  • Inteligência artificial
  • Formação de alianças estratégicas
  • Motivos de aliança
  • Casos de uso de IA
  • Pesquisa qualitativa

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas (mestrado internacional)

Citação

'