The influence of augmented reality in consumer purchase intentions and sustainable development

  • João Pedro Correia Raposo de Medeiros (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais problemas no processo de degradação ambiental, em que a população incentivada por propaganda comercial, adquire produtos desnecessários, devolve-os muitas vezes ao vendedor, intensificando a destruição da natureza e dos seus recursos.A evolução tecnológica dos últimos anos tem criado um efeito disruptivo nos modelos de negócio e no comportamento dos consumidores. Transcendendo fronteiras e distâncias, o e-commerce digitalizou o mundo numa única plataforma, contribuindo para o crescimento exponencial do comércio online. As empresas atuais têm desenvolvido estratégias de omnichannel com o intuito de impactar os consumidores durante todo o processo de decisão de compra.Para diminuir as limitações sensoriais (visuais e tato) durante o processo de compra online, diversas tecnologias têm sido criadas e implementadas, como é o caso da Realidade Aumentada.Assim, o objetivo desta dissertação foi o de analisar o efeito da aplicação de tecnologia de Realidade Aumentada nas intenções de compra e nas intenções de devolução de produtos, comparativamente com o modelo tradicional de compras online baseado na exibição de imagens de produtos em 2D, atualmente implementado na maioria das lojas online.Para tal, foram estudados os efeitos das perceções (valor hedónico, valor utilitário e perceção do risco) e das sensações (sensação de controlo, atratividade e confiança) durante uma experiência de compra, tendo-se comprovado que, efetivamente, a tecnologia de Realidade Aumentada tem um efeito mais acentuado no aumento das intenções de compra do que a alternativa 2D, mas não na diminuição das intenções de devolução de produtos.
Data do prémio9 fev. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor)

Keywords

  • Realidade aumentada
  • Intenções de compra
  • Intenções de devoluções
  • Valor hedónico
  • Valor utilitário
  • Risco percebido
  • Sensação de controlo
  • Atratividade
  • Confiança

Designação

  • Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia

Citação

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