The influence of body-positive Instagram content on consumer behavior and brand attitude case study
: Armedangels’ content communication strategy

• Victoria Helene Braunsfeld (Aluno)

Durante a última década, a literatura sobre a imagem corporal começou a centrar-se nas perturbações relacionadas com a mesma e a examinar a construção de uma imagem corporal positiva. Do mesmo modo, a "positividade corporal" é uma tendência crescente nos meios de comunicação social que visa desafiar os ideais sociais de beleza prevalecentes e promover a aceitação e a apreciação de todos os corpos e aparências. Este movimento defende a representação na publicidade de pessoas com formas, tamanhos e aparências corporais diferentes, de modo a que o conteúdo influencie positivamente as suas atitudes em relação à marca e o comportamento dos consumidores. O público-alvo começou, assim, a fazer exigências às empresas sobre o tipo de representações corporais que utilizam nas redes sociais. Esta investigação combina estas questões e examina a representação de modelos no contexto do movimento da positividade corporal na comunicação de marketing externo da marca ARMEDANGELS, mais especificamente nas redes sociais da mesma. Analisando publicações individuais no Instagram, através do estudo de caso sobre a marca mostra-se como o tópico é geralmente retratado neste canal de comunicação da empresa. Além disso, uma entrevista com um colaborador da ARMEDANGELS esclarece a perspetiva da empresa sobre o movimento da positividade corporal. Por fim, as perspectivas do grupo-alvo, que corresponde à Geração Y alemã, são determinadas através de um inquérito online. Ao comparar os resultados, torna-se claro que o conteúdo positivo para o corpo influencia positivamente a atitude dos consumidores em relação à marca e o comportamento do consumidor do grupo-alvo da ARMEDANGELS. A representante da ARMEDANGELS também reconhece o potencial do conteúdo e a relevância do tema, mas a empresa ainda tem de conseguir implementá-lo na sua conta do Instagram. Com base nos resultados, são formuladas recomendações para a ARMEDANGELS e para outras empresas do sector da moda. Por conseguinte, os resultados oferecem implicações teóricas e práticas para investigação futura.
Data do prémio19 jan. 2024
SupervisorMariana Victorino (Supervisor)