O principal propósito desta tese é apresentar uma discussão teórica sobre a influência de diferentes teorias económicas sobre o conceito e estratégias para atingir o desenvolvimento sustentável nas suas três esferas: económica, social e ambiental. São apresentadas diferentes perspetivas sobre a sustentabilidade do processo de crescimento económico. Explora-se a perda da análise ética no decorrer da história do pensamento económico e as suas implicações para o desenvolvimento sustentável. Na esfera do desenvolvimento económico são salientadas as relações entre as teorias de dependência internacional e teorias liberais, por um lado, e os pensamentos económicos de Karl Marx e Adam Smith/David Ricardo, respetivamente. Analisa-se a compatibilidade entre as esferas económica e social do desenvolvimento sustentável focando a questão da distribuição do rendimento entre indivíduos. Na esfera do desenvolvimento social é apresentada a teoria de desenvolvimento de Amartya Sen remetendo nos para a conceção clássica do sistema económico. Debate-se duas versões da economia como ciência social: a teoria económica neoclássica defendendo que todos os bens são escassos, levando à trivialização do problema de escassez dos recursos naturais; a teoria económica clássica defendendo que o sistema económico produz um excedente, salientando a importância de estudar a gestão dos recursos naturais. No desenvolvimento ambiental discute-se duas correntes opostas: economia dos recursos/ambiental e economia ecológica. Estas duas correntes trazem-nos diferentes versões de sustentabilidade: fraca e forte, respetivamente relacionadas com a teoria económica neoclássica e teoria económica clássica.
Data do prémio | 24 jul. 2017 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Martins (Supervisor) |
---|
- Desenvolvimento sustentável
- Sustentabilidade
- Teorias económicas
- Economia
- Ética
- Mestrado em Economia Social
The influence of economic theories on sustainable development
Cardial, I. R. G. (Aluno). 24 jul. 2017
Tese do aluno