The influence of national culture in consumers’ pro-environmental behavior
: the case of Too Good To Go

  • Alice Carolina Alves da Fonte Pacheco (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O desperdício alimentar é um tema cada vez mais preocupante. Esta preocupação verifica-se de modo geral – a nível governamental, por parte das empresas e dos consumidores. Neste contexto têm vindo a ser criados novos negócios com o objetivo de colmatar o desperdício alimentar e os seus efeitos nefastos no ambiente. A Too Good To Go (TGTG) é um exemplo de uma empresa que está envolvida nesta luta, através da conexão de estabelecimentos alimentares com excesso de produto aos consumidores. Ao longo dos 17 países onde a TGTG opera, existem grandes discrepâncias de resultados. Vários fatores os podem afetar –Marketing, o lado da oferta, o lado da procura, entre outros. Esta tese foca-se no lado da procura – o consumidor. As decisões que tomamos não só como consumidores, mas como pessoas individuais são influenciadas por, entre outros, a nossa cultura. Assim, nesta tese, estudo como a Cultura Nacional (medida através das Dimensões Culturais do Hofstede) do consumidor influencia a sua tomada de decisão, mais concretamente em relação ao seu comportamento perante a TGTG. Para isso explorei as correlações entre as várias Dimensões Culturais com algumas das métricas da TGTG – para os 17 países onde a empresa opera. Os resultados apresentam, duas correlações fortes e nove correlações moderadas – positivas e negativas - destacando-se a influência do LTO, IDV, UAI e MAS nos resultados da TGTG. As dimensões PDI e IVR não aparentam influenciar a performance da empresa. Além disso, os resultados deste estudo são discutidos, as suas limitações e ideias para investigação futura.
Data do prémio28 jun. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarta Bicho (Supervisor)

Keywords

  • Too Good To Go
  • Desperdício alimentar
  • Cultura nacional
  • Dimensões da cultura

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'