The influence of root prominence in the onset of gingival recession and its significance as a risk factor for root coverage treatment
: a systematic review

• Girolamo Raso (Aluno)

Introdução: A patologia muco gengival apresenta-se como uma interrupção aberta do complexo muco gengival ou como uma recessão da margem gengival (GR). A etiologia das GRs é multifatorial, e os fatores envolvidos podem ser de varia natureza e ser relacionados ao paciente ou específicos do sítio a ser tratado. As novas tecnologias ao nosso dispor podem ajudar-nos a perceber fatores que até agora era difícil de avaliar. A proeminência radicular é um desses, mas a literatura está ainda carente sobre o tema. Objetivo: Esta revisão sistemática visa identificar, avaliar e resumir os resultados de todos os estudos individuais relevantes sobre a proeminência radicular e a sua correlação com as recessões gengivais. Materiais e métodos: Esta revisão sistemática foi conduzida de acordo com PRISMA guidelines. A revisão é baseada na pergunta PICO ''Em dentes com raiz com prominência vestibular ou com o processo alveolar com prominência, qual a chance desta característica anatômica, conduzir à recessão gengival ou dificultar o procedimento de recobrimento radicular, quando comparado com dentes corretamente posicionados ou sem proeminência?'' Assim, foi efetuada uma pesquisa em três bases de dados: Embase, PubMed e Wiley. Em complemento a esta pesquisa inicial, foi feita uma pesquisa manual. Resultados: Foram incluídos três estudos. Correlações negativas foram encontradas quando se compararam as variáveis: recobrimento radicular linear, área radicular coberta e ganho de espessura linear. Em proeminências superiores a 1 mm, houve uma diminuição acentuada do recobrimento radicular. Adicionalmente, uma série de casos relata ganhos relevantes de tecido queratinizado no tratamento de recessões gengivais após a odontoplastia da raiz. Conclusão: Devido às limitações do estudo e ao baixo número de publicações encontradas sobre o tema, não foi possível realizar conclusões específicas. Assim, mais estudos, especialmente, estudos clínicos controlados e randomizados (RCT), são necessários a fim de reforçar a significância da GRs como fator de risco sítio específico e para melhorar a forma como estes defeitos são geridos.
Data do prémio19 jul 2022
SupervisorAnna Moura (Supervisor) & Gustavo Fernandes (Co-Orientador)

• Recessão gengival
  • Proeminência radicular