A rápida evolução das redes sociais transformou significativamente o cenário do comportamento do consumidor e do marketing digital. Neste dinamismo, o TikTok surge como um player relevante que cativa o público global com a sua abordagem inovadora e envolvente. Esta pesquisa pretender estudar a influência do TikTok no comportamento de compra impulsivo dos consumidores portugueses, visando explorar a relação entre a exposição a conteúdos do TikTok e as compras impulsivas. Para além disso, procura-se identificar os principais fatores que influenciam as compras impulsivas no TikTok, bem como explorar a influência do valor utilitário das reviews dos utilizadores no TikTok nas compras impulsivas dos consumidores portugueses. Neste estudo foi utilizada uma metodologia abrangente, combinando dados primários e secundários. O estudo envolveu uma extensa revisão da literatura, que levou à formulação de hipóteses, bem como um questionário aplicado a uma amostra de 210 consumidores que vivem em Portugal e utilizam ativamente o TikTok. As principais conclusões revelaram que, embora a exposição a conteúdos do TikTok não se correlacione diretamente com as compras impulsivas, fatores como a Utilidade Percebida e o Conteúdo impulsionado por Tendências com FOMO influenciam significativamente as compras impulsivas no TikTok em Portugal. Além disso, o valor utilitário das reviews dos utilizadores no TikTok impacta positivamente este comportamento em Portugal. Assim, esta investigação contribui para preencher uma lacuna notável na literatura existente, através da realização de investigações empíricas sobre a influência do TikTok no comportamento de compra impulsivo em Portugal, que até agora tem permanecido relativamente inexplorado.
Data do prémio | 26 jan. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Mónica Amâncio da Silva Borges (Supervisor) |
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- TikTok
- Compras impulsivas
- Consumidores portugueses
- Fatores influenciadores
- Reviews de utilizadores
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The influence of TikTok on Portuguese consumers' impulsive buying behaviour
Lisboa, L. (Aluno). 26 jan. 2024
Tese do aluno