The influence of word-of-mouth, perceived ease of use and perceived usefulness on consumer attitudes towards using menstrual cups

• Clara Sá Couto (Aluno)

O interesse por um produto menstrual que seja não só mais acessível como também mais sustentável e seguro, chama atenção para uma situação paradoxal de baixa aceitação por um produto que satisfaz estas mesmas necessidades, o copo menstrual. Como tal, o grande objetivo desta análise passa por explorar a relação entre as atitudes dos consumidores perante o uso deste produto, e as perceções face ao quão útil e fácil de usar este será na realidade. Adicionalmente, é investigado o papel do word-of-mouth, tendo em conta possíveis efeitos mediadores gerados pelas mesmas expectativas. A metodologia desenvolvida compreende tanto entrevistas como um questionário online, que por sua vez expôs os participantes a um estímulo relacionado com word-of-mouth pessoal ou virtual, aleatoriamente. As perceções e atitudes dos participantes de cada grupo foram consequentemente registadas e analisadas. Os resultados sugeriram que em relação ao virtual, o word-of-mouth pessoal tem o potencial de influenciar as crenças e atitudes face ao copo menstrual mais eficazmente, principalmente quando visa a facilidade de uso. As contribuições feitas no presente estudo devem ser de grande interesse para as marcas que planeiam implementar estratégias de marketing, com o objetivo de cultivar atitudes positivas do consumidor face ao uso do copo menstrual e, finalmente, incentivar a aceitação dos consumidores.
Data do prémio25 mai 2020
SupervisorPaulo Romeiro (Supervisor)