Os primeiros estudos na área de consumo familiar abordaram essencialmente a dinâmica entre marido e mulher. No entanto, rapidamente se concluiu que a influência das crianças não devia ser menosprezada. Por um lado, os elementos mais jovens da família constituem um mercado de grande dimensão e em crescimento. Por outro lado, estes membros do agregado familiar têm um acesso à informação cada vez mais alargado, o que contribui fortemente para a sua influência no processo de tomada de decisão. A maioria dos estudos nesta área tem-se centrado na análise de famílias norte-americanas. As famílias europeias têm recebido menos atenção; mais concretamente, as especificidades do processo de tomada de decisão das famílias portuguesas continuam negligenciadas pela literatura académica. Para além disso, apenas as crianças e adolescentes têm sido considerados por estudos anteriores. O surgimento de uma nova geração de jovens adultos que ainda vivem com os pais ainda não foi tido em consideração. O objectivo global desta tese é proporcionar uma compreensão mais aprofundada acerca da forma como os adolescentes e jovens adultos impactam e influenciam o processo de tomada de decisão familiar, de acordo com a percepção dos pais. Para concretizar esta análise, a literatura existente foi revista e informação adicional foi obtida através da realização de uma pesquisa junto de pais portugueses, com filhos de idades compreendidas entre os 13 e os 24 anos de idade. Os principais resultados do estudo sugerem que o conhecimento dos filhos é o principal motor da sua influência, juntamente com a importância atribuída por estes ao produto ou serviço em causa. Ademais, descobrimos que a percepção dos pais em relação ao conhecimento dos seus filhos pode ser estimulada, através de uma exposição a conceitos relativos à aquisição de conhecimento. Os resultados do estudo mostram também que, dependendo da categoria de produto em causa, diferentes factores contribuem para a variação da influência das crianças.
Data do prémio | 2015 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Fernando Machado (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
The influencing role of adolescents and young adults on the family decision-making process
Monteiro, M. C. (Aluno). 2015
Tese do aluno