The internationalization process of the firm
: a relationship building perspective in China

  • André Lacerda Sarmento (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta tese consiste num estudo qualitativo com base nos dados recolhidos de seis empresas portuguesas que se envolveram num processo de internacionalização para o mercado chinês. Os resultados evidenciam quais os parceiros-chave selecionados nos esforços de construção de relações na China, assim como as razões que levaram à construção de determinadas relações. São identificadas diferenças nos esforços de construção de relações por parte de empresas de exportação/importação e de investimento direto estrangeiro (IDE). Igualmente, é analisado o comprometimento das organizações na internacionalização, através da análise do envolvimento dos membros organizacionais no processo de construção de relações, e são identificados os determinantes-chave de confiança dos parceiros chineses. Por último, mas não menos importante, são discutidos os problemas éticos associados aos esforços de uma internacionalização para a China com sucesso. Proposições testáveis foram formuladas para pesquisas futuras que possam relacionar os esforços de construção de relações das organizações com o seu sucesso ou falhanço no mercado chinês.
Data do prémio8 jul. 2013
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIrina Cojuharenco (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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