Esta tese consiste num estudo qualitativo com base nos dados recolhidos de seis empresas portuguesas que se envolveram num processo de internacionalização para o mercado chinês. Os resultados evidenciam quais os parceiros-chave selecionados nos esforços de construção de relações na China, assim como as razões que levaram à construção de determinadas relações. São identificadas diferenças nos esforços de construção de relações por parte de empresas de exportação/importação e de investimento direto estrangeiro (IDE). Igualmente, é analisado o comprometimento das organizações na internacionalização, através da análise do envolvimento dos membros organizacionais no processo de construção de relações, e são identificados os determinantes-chave de confiança dos parceiros chineses. Por último, mas não menos importante, são discutidos os problemas éticos associados aos esforços de uma internacionalização para a China com sucesso. Proposições testáveis foram formuladas para pesquisas futuras que possam relacionar os esforços de construção de relações das organizações com o seu sucesso ou falhanço no mercado chinês.
Data do prémio | 8 jul. 2013 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Irina Cojuharenco (Supervisor) |
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The internationalization process of the firm: a relationship building perspective in China
Sarmento, A. L. (Aluno). 8 jul. 2013
Tese do aluno