The Lean Startup methodology used to promote innovation in existing companies

• Liat Rachel Schliesser (Aluno)

A metodologia de Lean Startup, primeiramente pensada para ser implementada por startups, tem vindo a ganhar impacto em empresas já estabelecidas. O principal objetivo desta dissertação é avaliar em que medida esta metodologia pode ser usada para promover inovação em empresas maduras. Nesse sentido, foi preparado um inquérito e enviado a 50 organizações estabelecidas de 7 indústrias diferentes, das quais 23 empresas responderam (taxa de resposta: 46%). Foi preparada igualmente uma entrevista, que por sua vez foi respondida por 7 dos participantes, e uma análise de um caso real feito pelo Millennium BCP. Com base nas respostas, concluiu-se que 78% dos participantes acha que a inovação é muito importante. Em geral todas as empresas usam diferentes tipos de inovação, de uma forma ou de outra, e pensam em melhorar a forma como inovam. Um total de 14 participantes (61%) afirmaram nunca ter usado a metodologia de Lean Startup enquanto que outros 9 dos entrevistados relataram já tê-la aplicado (39%). Esta metodologia foi fortemente relacionada com a utilização da inovação radical e com o sucesso dos projetos. Os resultados também mostraram grande familiaridade com o ciclo fundamental da metodologia para aqueles que conheciam o método Lean Startup. Os resultados demonstram que a metodologia Lean Startup pode trazer benefícios para as empresas que a usam, e especialmente, pode fornecer mais benefícios do que a metodologia tradicionalmente usada. A discussão das hipóteses de trabalho feitas, limitações do inquérito, bem como as sugestões de outros eixos de análise e investigação são também fornecidas.
Data do prémio2015
SupervisorAntónio Francisco Faria (Supervisor)

• Mestrado em Gestão