The mediating role of green knowledge in the relationship between consumer’s life values, income and green purchase decision

• Marta Lopes Pestana (Aluno)

Atualmente, as empresas são confrontadas com a necessidade urgente de criar produtos sustentáveis que estejam de acordo com as preferências e preocupações ambientais da geração atual. Dado que os consumidores contemplam cada vez mais as ramificações ecológicas das suas escolhas de compra, este estudo investiga a relação entre os Valores de Vida do consumidor, o Rendimento e as Decisões de Compra Ecológicas, centrando-se no papel mediador do Conhecimento Ecológico. A amostra da investigação contém 376 inquiridos, dos quais 156 se identificam como mulheres (41,5%), 187 como homens (49,7%) e 1 como outro (0,3%). A idade média desta amostra é de 34,49 anos, com um desvio padrão de 13,085 e um intervalo de 18 a 76 anos. Os resultados realçam a eficácia do Conhecimento Ecológico como mediador, revelando que níveis elevados de Conhecimento Ecológico estão correlacionados com uma maior propensão para decisões de Compra Ecológica e Valores de Vida ambientais. De forma notável, o estudo também revela correlações desfavoráveis específicas entre o Rendimento e o Conhecimento Ecológico, mas sublinha a influência fundamental do Rendimento na promoção de práticas de consumo sustentáveis. Esta investigação contribui com informações valiosas para a evolução do conhecimento sobre o comportamento sustentável dos consumidores. As ligações descobertas entre a Decisão de Compra Ecológica, o Rendimento, os Valores de Vida e o Conhecimento Ecológico oferecem uma lente multifacetada através da qual se pode analisar o comportamento do consumidor.
Data do prémio7 fev. 2024
SupervisorLeonor Almeida (Supervisor)