The need for a participatory approach in UN Peacebuilding
: the case of South Sudan

• Carolina de Melo Tavares (Aluno)

O objeto desta dissertação é a lacuna que existe entre a retórica e a implementação da Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1325, dedicada à importância da participação das mulheres nos processos de Peace building. Dentro do estudo de caso do Sudão do Sul, analisaremos os maiores obstáculos à aplicação daquela resolução, abordando as medidas implementadas e as condições nas quais as mulheres Sul-Sudanesas vivem, após as guerras civis no seu país.
A questão principal da tese incide sobre os papéis que foram concedidos às mulheres nos processos de paz que decorreram durante a fase de Peace building após as guerras civis no Sudão do Sul. Esta questão será estudada tendo em conta o impacto que os conflitos no Sudão do Sul tiveram nas mulheres, assim como os papéis que por estas foram desempenhados.
O objetivo dessa tese é analisar se as mulheres participaram significativamente no contexto de Peacebuilding no Sudão do Sul, assim como perceber quais os fatores que influenciaram a medida dessa inclusão. Esta dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro capítulo examina a natureza das alegadas “novas guerras” e outros conceitos-chave dos estudos sobre conflito e género. O segundo capítulo descreve a história da participação das mulheres nos processos de Peace building das Nações Unidas. No terceiro capítulo, o estudo de caso sobre o Peace building no Sudão do Sul será discutido de modo a mostrar a importância da participação das mulheres naquele processo, assim como as consequências que a sua inclusão – ou a falta dela – podem ter. Este estudo procura aferir a importância de processos de Peace building inclusivos, e perceber quais os obstáculos que impedem a sua concretização.
Data do prémio15 abr 2021
SupervisorMónica Dias (Supervisor)