The need for touch no retalho online
: impacto da informação háptica textual

• Tomé Seiça Neves Marques Rodrigues (Aluno)

Ao longo da presente dissertação é discutido o sentido do tato e quais as implicações da impossibilidade de dele fazer uso em ambientes de comércio online. Pelo que, com base numa extensa pesquisa na literatura existente, se pôde perceber que existem diferenças individuais na necessidade de toque que os consumidores têm e que os produtos também apresentam diferenças ao nível da necessidade de toque. Com base na literatura são, ainda, expostas algumas das formas possíveis de minimizar esse problema, explorando, por isso, a informação háptica textual, uma vez que esta solução aparentemente não é tida em conta pelas empresas que vendem online e não apresenta custos relevantes. A informação háptica textual surge assim como uma possível resposta, imediata e de baixo custo, ao problema da necessidade de toque. Nesse sentido, foram formuladas e testadas hipóteses que levam à conclusão de que a informação háptica textual tem impacto positivo na intenção de compra online, na perceção que fazemos dos produtos e minimiza o problema da necessidade de toque para os consumidores mais recetivos à informação. Assim, a utilização deste tipo de informação na forma de descrições do produto cria valor para o consumidor, diferencia a empresa e torna-a mais transparente.
Data do prémio2012
SupervisorSusana Silva (Supervisor)