Esta dissertação aborda a estratégia da BP de atingir emissões Net Zero até 2050 no contexto da transição energética, anunciada em Fevereiro de 2020. Relaciona a decisão da BP de trabalhar activamente para atingir a neutralidade carbónica com mudanças históricas que a empresa conheceu. Esta decisão estratégica foi ainda analisada à luz de estruturas estabelecidas de Responsabilidade Social Corporativa. Foi escolhida uma metodologia de investigação com duas fases. Consequentemente, realizouse uma entrevista exploratória com uma Assessora deCommunications & Advocacy da BP, da qual se recolheu mais informação sobre a estratégia daempresa. De seguida, no contexto da nova direcção estratégica e do programa Drive Carbon Neutral (DCN) promovido pela BP em Portugal, executouse um questionário a clientes e potenciais clientes. Os resultados permitiramnos concluir que o conhecimento prévio da campanha DCN está relacionado com uma percepção de maior importância da BP para a transição energética e também que esta percepção melhora quando se informa directamente clientes e potenciais clientes. Investigação futura dentro deste tema permitirá aprofundar e generalizar os resultados, tanto no contexto de outras empresas de Petróleo e Gás, como noutras estruturas e metodologias de investigação.
Data do prémio | 27 jun. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Moreira da Cruz (Supervisor) |
---|
- BP
- Transição energética
- Negócios responsáveis
- Estratégia
- Responsabilidade Social Corporativa
- Sector energético
- Petróleo e gás
- Zero emissões líquidas
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The opportunity of energy transition: do customers value CSR initiatives? : the case of BP
Carvalho, F. C. D. B. P. D. (Aluno). 27 jun. 2022
Tese do aluno