The opportunity of energy transition
: do customers value CSR initiatives? ­: the case of BP

  • Francisco Cruz de Beires Proença de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação aborda a estratégia da BP de atingir emissões Net Zero até 2050 no contexto da transição energética, anunciada em Fevereiro de 2020. Relaciona a decisão da BP de trabalhar activamente para atingir a neutralidade carbónica com mudanças históricas que a empresa conheceu. Esta decisão estratégica foi ainda analisada à luz de estruturas estabelecidas de Responsabilidade Social Corporativa. Foi escolhida uma metodologia de investigação com duas fases. Consequentemente, realizou­se uma entrevista exploratória com uma Assessora deCommunications & Advocacy da BP, da qual se recolheu mais informação sobre a estratégia daempresa. De seguida, no contexto da nova direcção estratégica e do programa Drive Carbon Neutral (DCN) promovido pela BP em Portugal, executou­se um questionário a clientes e potenciais clientes. Os resultados permitiram­nos concluir que o conhecimento prévio da campanha DCN está relacionado com uma percepção de maior importância da BP para a transição energética e também que esta percepção melhora quando se informa directamente clientes e potenciais clientes. Investigação futura dentro deste tema permitirá aprofundar e generalizar os resultados, tanto no contexto de outras empresas de Petróleo e Gás, como noutras estruturas e metodologias de investigação.
Data do prémio27 jun. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Moreira da Cruz (Supervisor)

Keywords

  • BP
  • Transição energética
  • Negócios responsáveis
  • Estratégia
  • Responsabilidade Social Corporativa
  • Sector energético
  • Petróleo e gás
  • Zero emissões líquidas

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'