The organizational structure of law firms in Portugal
: the case study of TELLES

• Maria Francisca Barros Costa Freitas Serra (Aluno)

As grandes sociedades de advogados possuem características e traços únicos, que têm vindo a moldar as suas estruturas organizacionais, o que são e o que fazem. Dito isto, um indivíduo atento pode ter notado alguns aspetos novos na estrutura organizacional destas sociedades, nomeadamente o aumento na dimensão destas. No entanto, eles não ficam por aí. É esse o ponto fulcral desta investigação: a evolução da estrutura organizacional das sociedades de advogados. Mais precisamente, em Portugal. Consequentemente, a principal questão de investigação aqui estabelecida foi a seguinte: estarão as sociedades de advogados portuguesas a adotar uma nova estrutura organizacional? Com base no método de estudo de caso exploratório de uma sociedade de advogados portuguesa, a TELLES, procurar-se-á dar uma resposta a esta questão. Quanto à técnica de recolha adotada, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas a cinco trabalhadores da TELLES. Os dados foram analisados qualitativa e manualmente, por meio da técnica de codificação. Os resultados mostraram uma imagem contrastante. Na verdade, a TELLES tem evoluído para uma estrutura organizacional “business-like”, mas também possui, atualmente, atributos da estrutura organizacional tradicional das sociedades de advogados. Existem ainda várias limitações para os resultados encontrados, sendo a mais importante não ter sido possível alargar o campo de entrevistados, pelo que os resultados apresentados são circunscritos apenas à fonte das entrevistas semiestruturadas. Em qualquer caso, esta investigação constitui um primeiro passo na direção certa para compreender plenamente a atual estrutura organizacional das sociedades de advogados portuguesas.
Data do prémio17 dez. 2021
SupervisorAna Lourenço (Supervisor)