O presente estudo analisa a importância das alianças no processo de internacionalização de produtores de vinho em países emergentes. Os resultados originados da análise realizada, revelam que a existência prévia de redes sociais facilita a identificação de parceiros, antecedida pela identificação de mercados potenciais para a entrada externa. Dito isto, as parcerias desempenham um papel fundamental quando se fala na entrada num novo mercado emergente e como. Mais do que isso, foi possível observar que as parcerias clarificam algumas características e desafios no mercado em foco, permitindo um ajuste realista de expectativas e objetivos. Finalmente, a confiança emergiu como a característica essencial das alianças no longo prazo. A segurança promovida pela existência de relações pessoais, associada à dependência da informação e do conhecimento fornecido por uma segunda parte são importantes meios para construir confiança. É possível assim estabelecer uma relação positiva entre alianças e sucesso nos mercados emergentes, apesar das condições envolventes adversas. A indústria do vinho, afetada por sanções comerciais impostas na Rússia, é um exemplo excepcional de como desafios e incerteza podem ser vencidos através de redes de contactos e parceiros estratégicos em mercados estrangeiros.
Data do prémio | 20 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Laure Leglise (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
The prevalence of alliances in the expansion of wine-producers into emerging markets
Silvério, P. F. (Aluno). 20 jul. 2016
Tese do aluno