A Raridade é um tópico que tem sido amplamente discutido no comportamento dos consumidores, visto que a escassez consegue moldar quanto é que os consumidores valorizam um produto. Apesar do efeito da raridade já ter sido estudado no domínio dovestuário, a joalharia também deve ser considerada. Especialmente, joalharia Vintage eem Segunda-Mão, tendo em conta que estes produtos são frequentemente associados aachados únicos e raros. Este estudo testa então experimentalmente os efeitos da raridade em Joalharia Vintage, de Segunda-Mão e de Nova Coleção, comparando os três. Através de um questionário online, os participantes foram expostos a uma das três condições (Vintage, Segunda-Mão, Nova Coleção) e duas condições de disponibilidade (raridade, abundância). Os resultados mostraram uma interação significante entre o tipo de produto e a disponibilidade. Tanto a joalharia Vintage como a joalharia em Segunda-Mão receberam significativamente mais atitudes positivas quando apresentadas com pistas de raridade enquanto que na condição de Nova Coleção não foram encontradas diferenças significativas. As conclusões indicam que apenas a joalharia Vintage e a joalharia em Segunda-Mão podem beneficiar das pistas de raridade, sugerindo que a raridade é um fator chave para estes tipos de joalharia.
| Data do prémio | 4 jul. 2022 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | João Niza Braga (Supervisor) |
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- Segunda-mão
- Nova coleção
- Joalharia
- Previamente-usado
- Preferência
- Comportamento do consumidor
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The principle of rarity on vintage and second-hand jewelry: consumers’ preferences
Ferreira, A. A. R. (Aluno). 4 jul. 2022
Tese do aluno: Dissertação de mestrado