The principle of rarity on vintage and second-hand jewelry
: consumers’ preferences

  • Ana Arminda Ribeiro Ferreira (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

A Raridade é um tópico que tem sido amplamente discutido no comportamento dos consumidores, visto que a escassez consegue moldar quanto é que os consumidores valorizam um produto. Apesar do efeito da raridade já ter sido estudado no domínio dovestuário, a joalharia também deve ser considerada. Especialmente, joalharia Vintage eem Segunda-Mão, tendo em conta que estes produtos são frequentemente associados aachados únicos e raros. Este estudo testa então experimentalmente os efeitos da raridade em Joalharia Vintage, de Segunda-Mão e de Nova Coleção, comparando os três. Através de um questionário online, os participantes foram expostos a uma das três condições (Vintage, Segunda-Mão, Nova Coleção) e duas condições de disponibilidade (raridade, abundância). Os resultados mostraram uma interação significante entre o tipo de produto e a disponibilidade. Tanto a joalharia Vintage como a joalharia em Segunda-Mão receberam significativamente mais atitudes positivas quando apresentadas com pistas de raridade enquanto que na condição de Nova Coleção não foram encontradas diferenças significativas. As conclusões indicam que apenas a joalharia Vintage e a joalharia em Segunda-Mão podem beneficiar das pistas de raridade, sugerindo que a raridade é um fator chave para estes tipos de joalharia.
Data do prémio4 jul. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Niza Braga (Supervisor)

Keywords

  • Segunda-mão
  • Nova coleção
  • Joalharia
  • Previamente-usado
  • Preferência
  • Comportamento do consumidor

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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