O objetivo desta dissertação é explorar os ajustes necessários em direção à sustentabilidade e os obstáculos enfrentados por empresas lucrativas ao buscarem a B Corp certification. O foco está nos ajustes operacionais e estratégicos exigidos para alcançar essa certificação, considerando um contexto global de mudanças políticas, sociais e culturais. Empresas hoje têm a responsabilidade de ir além do lucro máximo, e esta dissertação analisa os esforços da KoRo GmbH, uma empresa alemã de alimentos, em se tornar uma B Corp. Ela destaca os desafios enfrentados e explora como a empresa adaptou suas práticas para atender aos critérios da B Impact Assessment. O estudo se baseia em literatura existente e inclui uma análise qualitativa por meio de entrevistas com o chefe de sustentabilidade e o estrategista da KoRo GmbH, além de dados da empresa e fontes externas. As conclusões apontam a gestão inadequada da sustentabilidade e a falta de harmonização de dados como os maiores desafios para a KoRo alcançar a certificação B Corp. No entanto, indicam que a B Impact Assessment (BIA) oferece um modelo útil para avaliar a sustentabilidade empresarial. Esta tese oferece insights práticos para gestores e empresas em busca da B Corp certification, orientando-os a navegar no processo de certificação de maneira mais eficaz e estruturada. Além disso, busca direcionar empresas a um Responsabilidade Social das Empresas (RSE), promovendo mudanças positivas no mundo.
Data do prémio | 26 jan. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Marta Bicho (Supervisor) |
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- B corporation
- Gestão sustentável
- Responsabilidade social empresarial
- KoRo GmbH
- B impact assessment
The process of becoming a B Corp as a for-profit company: a case study of KoRo GmbH
Stoever, M. (Aluno). 26 jan. 2024
Tese do aluno