The prosocial pandemic
: a study on prosocial behavioural intentions in the context of the COVID-19 pandemic

  • Mariana Calado Bernardo Cardoso Leitão (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde teve conhecimento da existência da COVID-19 - uma doença que se viria a tornar a pandemia global do século. Desde então, o coronavírus deixou um rasto de consequências imprevisíveis na nossa sociedade, instalando o caos na saúde pública e criando um ambiente de incerteza socioeconómica. Apesar de algumas mudanças serem evidentes na vida de todos, outras não são tão claras a olho nu. Na verdade, a maneira como as pessoas pensam e agem também pode ter mudado. A presente pesquisa incide sobre algumas dessas mudanças, em particular no que diz respeito à pró-socialidade do individuo – Como é que as intenções pró-sociais dos indivíduos foram afetadas pelo contexto pandémico? Esta dissertação procurou responder a esta questão explorando possíveis reações e respostas à pandemia que pudessem ter um impacto nas intenções pró-sociais, além de como os indivíduos respondem às decisões pró-sociais quando expostos a um reminder pandémico. Os estudos revelaram que o contexto da COVID-19 aumenta, efetivamente, as intenções comportamentais pró-sociais dos indivíduos. Constatou-se, em particular, que uma maior preocupação com a pandemia e um maior entendimento desta como um problema socioeconómico aumentam a predisposição dos indivíduos para agir pro-socialmente. Quando expostos a um reminder da pandemia, demonstraram ainda predisposição para fazer doações mais altas, bem como evidenciaram uma preferência em comprar em pequenas empresas proporcional à sua avaliação sobre o risco financeiro que atravessam. A COVID-19 está a mudar o mundo e, no que diz respeito à pró-socialidade, para melhor.
Data do prémio15 out. 2020
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Niza Braga (Supervisor)

Keywords

  • COVID-19
  • Intenções comportamentais pró-sociais
  • Pro-socialidade
  • Comportamento pró-social
  • Pandemia
  • Crise
  • Fatores situacionais
  • Reminders
  • Doação
  • Consumo pró-social
  • Pequenos negócios

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'